Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Além do Ponto Final

Além do Ponto Final

Qua | 23.06.21

Antes que o Café Arrefeça, de Toshikazu Kawaguchi

 Este livro é capaz de ser dos mais falados ultimamente na comunidade livrólica das redes sociais. Já me tinha cruzado com ele várias vezes e achei que maio, mês onde se celebra a herança asiático-americana e das ilhas do Pacífico, seria uma boa oportunidade para o ler, já que Toshikazu é japonês. Foi uma agradável surpresa, porque, apesar da sua aparente leveza, acaba por nos fazer refletir sobre temas bastante interessantes.

WhatsApp Image 2021-06-23 at 16.59.48.jpeg

A premissa do livro é muito simples, há um café onde é possível viajar no tempo, caso se cumpram determinadas regras, sendo uma delas ter que se voltar ao presente antes que o café arrefeça. Com base nisso, vamos então descobrir 4 histórias muito distintas: a de uma rapariga, que quer voltar ao passado para falar com o namorado que foi trabalhar para fora; a de uma enfermeira que quer ler uma carta que o marido lhe escreveu antes de ter Alzheimer; a de uma rapariga que quer ver a irmã pela última vez; e a de uma mãe que quer conhecer a filha.

Just remember. Drink the coffee before it goes cold

Acho que o mais interessante deste livro é a forma como aborda as viagens no tempo. Não temos aquele típico formato em que alguém quer visitar o passado para mudar o presente, já que uma das regras do café é que nada é capaz de mudar o presente. Assim, vemos a forma como as viagens que estas 4 mulheres fazem as transformam e as ajudam a seguir com o seu dia-a-dia. O foco do livro, mais do que estar na viagem do tempo em si, está na forma como essa viagem tem a capacidade de mostrar uma nova perspetiva às pessoas que a experienciam.

É um livro muito leve, mas que, ao mesmo tempo, nos faz refletir sobre questões como o luto, relações adiadas, ou como lidar com a demência dos nossos entes queridos. Faz-nos pensar muito. Se tivéssemos oportunidade, visitaríamos o passado, mesmo sabendo que isso não mudaria o presente? O que gostaríamos de viver outra vez? O que deixámos por dizer e em que situações? Pensei muito nestas questões enquanto lia o livro e acho que foi isso que me fez gostar tanto dele.

She wanted to do things without having to worry what others thought. She simply lived for her freedom

Water flows from high places to low places. That is the nature of gravity. Emotions also seem to act according to gravity. When in the presence of someone with whom you have a bond, and to whom you have entrusted your feelings, it is hard to lie and get away with it. The truth just wants to come flowing out. This is especially the case when you are trying to hide your sadness or vulnerability. It is much easier to conceal sadness from a stranger, or from someone you don’t trust.

A única coisa que tenho a apontar são os nomes. Como o livro é japonês, tem nomes japoneses e o que senti foi que, como nenhum deles me dizia nada, demorei a entrar nas personagens porque as baralhava. Claro que isto não é um defeito, mas para quem, como eu, é mais distraído, aconselho a apontarem os nomes no início.

Recomendo muito a leitura deste Antes Que o Café Arrefeça! É um livro muito bom, pela simplicidade da mensagem que passa e porque nos deixa mesmo a pensar. Espero que gostem 🤗

                      

Avaliação: 8,5/10

                      

Conteúdo selecionado para o artigo "11+ livros incríveis para celebrar o Dia Mundial do Livro", publicado no blog da editora educativa Twinkl.

2 comentários

Comentar post