Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além do Ponto Final

Além do Ponto Final

Sab | 31.07.21

Berta Isla, de Javier Marías

Li este livro porque fui ameaçada pelo meu pai que era deserdada se não lesse Javier Marias num futuro próximo (força de expressão, claro). Pedi-lhe que, sendo assim, me desse o que era, na opinião dele, o melhor do autor e foi este que me foi parar às mãos. Devo dizer que foi, sem dúvida, uma leitura interessante e, apesar de não ter adorado, foi um livro que gostei e que recomendaria, apesar de reconhecer que não é para todos os gostos.

WhatsApp Image 2021-07-31 at 19.04.07.jpeg

Berta Isla vem-nos contar a história de Berta Isla (surpreendidos? 😂), madrilena e de Tomás Nevinson, hispano-britânico a viver em Madrid também. Berta e Tomás conhecem-se na escola e acabam por namorar e, mais à frente, casar. Acontece que, durante os seus anos universitários, Tomás vai estudar para Oxford e acaba por ser recrutado pelos Serviços Secretos Britânicos, devido a um favor que tem que pagar. Quando volta para Madrid, diz a Berta que arranjou emprego na embaixada do Reino Unido. Ao início Berta não suspeita de nada, mas quando as ausências de Tomás começam a ser cada vez mais duradouras e frequentes, acaba por descobrir que o marido é mais do que um simples funcionário de uma embaixada.

Este livro tem como plano de fundo o mundo da espionagem, mas, mais do que isso, foca-se no impacto que isso tem na vida conjugal e, neste caso, na mulher que sabe o que o marido é, sem saber realmente o que ele faz.  A escrita de Marias leva-nos pelos infinitos pensamentos que Berta tem, enquanto tenta perceber como é a vida do marido, quais são as ações que tem de tomar, quais os crimes que já cometeu ou testemunhou. E acho que isso é o que torna o livro mais interessante, as inúmeras reflexões que são feitas sobre os mais variados assuntos. E sobretudo a reflexão sobre estar casado com uma pessoa sobre a qual não conhecemos metade da vida.

The ones who most shape the world are those who are not exposed, who can't be seen; unknown, opaque beings about whom almost no one knows anything. Like the hidden man in the story, except that instead of living a passive vegetable existence, they plot and weave webs in the shadows

O autor tem uma escrita que, sendo bonita, é também muito densa e difícil de acompanhar. O livro é bom, mas é sem dúvida pesado e não podia falar dele sem referir isso. Os parágrafos são grandes, assim como algumas frases, e tive, várias vezes, dificuldade em acompanhar as reflexões que vão na cabeça das personagens. Acredito que seja mais um livro para ler quando se está de férias, do que um livro para ler a meio de um semestre caótico, como eu fiz 😅

Apesar disso, é uma leitura que recomendo e fiquei com a vontade de ler mais obras do autor. Já ouvi dizer que há mais livros com o mundo da espionagem como pano de fundo e que algumas personagens vêm de livros passados, por isso vai ser, com certeza, um autor a repetir!

              

Avaliação: 7/10