Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além do Ponto Final

Além do Ponto Final

Sex | 11.06.21

Exit West, de Mohsin Hamid

Já tinha visto este livro por aí algures e, quando acabei a minha última leitura, uma pessoa em quem confio recomendou-mo e achei que era o incentivo que precisava para pegar nele. Entretanto descobri que está traduzido para português, com o nome Passagem para o Ocidente, por isso pessoas que não leiam em inglês também o podem ler. Apesar de não ter sido um livro que me tenha arrebatado, acho que é uma leitura importantíssima hoje em dia, porque traz uma reflexão muito interessante sobre os refugiados.

WhatsApp Image 2021-06-11 at 09.35.34.jpeg

Exit West vai-nos trazer a história de Saeed e Nadia, que vivem numa cidade para a qual nunca vamos chegar a saber o nome, mas que se encontra numa guerra civil. Os dois jovens conhecem-se numa aula e, apesar de não ser um amor à primeira vista, acabam por ter uma relação. À medida que a sua relação se vai desenvolvendo, a situação na cidade onde vivem vai-se agravando cada vez mais e surgem rumores sobre umas portas que são capazes de transportar pessoas para outros países. Não quero estar a desenvolver muito mais sobre a história porque é daquelas em que é difícil perceber a linha que separa uma sinopse de spoilers, mas espero que tenha chegado para vos convencer.

Rumors had begun to circulate of doors that could take you elsewhere, often to places far away, well removed from this death trap of a country. Some people claimed to know people who knew people who had been through such doors.

Uma das coisas que achei muito interessante neste livro foi o quanto as duas personagens eram o oposto uma da outra e como, mesmo assim, arranjavam forma de conviverem a dois. Saeed vive com os pais, reza várias vezes ao dia e tem um grande amor à sua cidade natal. Por outro lado, Nadia cortou relações com os pais por ter decidido ir viver sozinha sem se casar, é ateia e está ansiosa por deixar a sua cidade. Mesmo assim, o casal vai-se adaptando às vivências um do outro e vão construindo uma relação sólida à volta disso.

Sinto que a minha experiência com este livro foi muito influenciada pelo tempo que demorei a lê-lo, porque quando passo muito tempo numa leitura, especialmente quando é pequena, sinto que não a aprecio tanto. Mesmo assim, acho que o mais importante a retirar desta história é toda a perspetiva que traz sobre os refugiados. Num mundo que se vai tornando cada vez mais global devido às vagas de migrantes que estes novos portais permitem, vemos como as cidades que os recebem têm dificuldade em adaptar-se a estas mudanças. E o mais diferenciador da história é que o autor não se foca em acusar estes países pelas suas reações, mas sim em mostrar, de certa forma, o seu lado e como se pode ultrapassar este receio inicial, repensando ainda as medidas que podem ser tomadas para ajudar estas pessoas que fugiram de condições de vida não dignas.

and when she went out it seemed to her that she too had migrated, that everyone migrates, even if we stay in the same houses our whole lives, because we can’t help it. We are all migrants through time.

Apesar de não ter adorado o livro, consigo perceber que é uma leitura essencial, especialmente agora, quando o tema dos refugiados e deslocados de Pemba, por exemplo, é tão atual. Sei que Exit West é um livro extremamente subvalorizado e recomendo muito a sua leitura!

             

Avaliação: 7/10