Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Além do Ponto Final

Além do Ponto Final

Qui | 31.12.20

Matemáticas dos Livros de 2020

E chegámos ao último dia de 2020 e ao último post deste ano aqui no blog. 2020 foi, sem dúvida, um ano difícil, mas também trouxe coisas boas e duas delas foram o facto de conseguir ler muito mais do que tinha planeado e ter ganho, finalmente, a coragem para criar este blog.

Já vos tinha trazido um post com as minhas leituras favoritas de 2020 (não viram? Está aqui o link)  e para este último post do ano, queria trazer-vos algumas estatísticas e alguns dados sobre o meu ano literário. Sou estudante de matemática e adoro estas coisas, admito 🤭

O primeiro dado do qual me orgulho muito este ano foi o número de livros que li: 32!!! Para terem noção, o ano passado li apenas 12 livros e o meu objetivo para 2020 era ler 15, por isso li mais que o dobro do que me tinha proposto inicialmente. Claro que a pandemia fez muito por isso, mas também foi muito pelo hábito que criei de ler mais regularmente.  E claro que o facto de escrever sobre livros me incentiva a ler muito mais.

Vamos a alguns dados mais concretos:

  • Ao longo do ano li 13 386 páginas

No-Limiar-da-Eternidade.jpg

 

  • O maior livro que li foi No Limiar da Eternidade, de Ken Follett, com 1 022 páginas

 

 

9780141188584.jpg

 

  • O livro mais pequeno que li foi Summer Crossing, de Truman Capote, com 160 páginas 

 

 

 

                     Páginas Lidas por mês                                                     Livros Lidos por mês

 

Géneros literários

2.png

 

A fazer este gráfico descobri que li algumas distopias este ano, o que achei super interessante. Também reparei que li poucos clássicos, aspeto que quero investir em 2021. Por último, estreei-me nas leituras de não-ficção e tive boas experiências, por isso também pretendo ler mais este género para o ano!

 

 

 

       Nacionalidade dos autores lidos                                              Género dos autores lidos

 

Fiquei muito orgulhosa com a variedade de nacionalidades que tenho nos autores que li e com o facto de ter lido tantos autores portugueses como americanos! Foram 5 ao todo e para o ano pretendo aumentar este número

Relativamente ao género dos autores, li 17 autores masculinos e 11 femininos, também quero ver se melhoro este aspeto

 

Outros dados:

 

Descobri 21 novos autores este ano! E gostei da grande maioria deles, talvez até tenha descoberto alguns novos favoritos (Fredik Backman e André Aciman, I'm talking about you 😂)!

 

E… Acho que é isto! Espero que tenham gostado de ver o meu ano literário em números, eu pelo menos achei interessante saber estes pormenores em termos estatísticos. Deram me uma boa perspetiva de objetivos de leitura que devo ter em 2021!

 

Dito isto, espero que 2021 seja um bocadinho (grande) melhor que 2020! FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!!!

3 comentários

Comentar post